quarta-feira, 28 de maio de 2008

Que tal uma pizza ???

Seja ela de frango, mussarela, bacon, milho, calabresa, chocolate, dependendo do gosto de cada um, uma pizza vai muito bem como almoço, jantar, café da manhã com o que sobrou do dia anterior...
Bem, o fato é que devemos agradecer nossos antepassados que viviam na Mesopotâmia há aproximadamente 10 mil anos atrás, por terem juntado a farinha com a água, criando uma deliciosa massa como a que comemos hoje. Mais tarde, foram sendo acrescentados ingredientes como azeitonas, ervas, até chegar nos sabores que conhecemos. A pizza era uma receita de grande estilo, pois era servida pelos egípcios nos aniversários de faraós.
Na Itália, a pizza, que era chamada de “picea”, era muito apreciada pelos pobres que viviam no sul do país. Quando a iguaria se espalhou e chegou à cidade de Nápoles, passou a ser chamada de pizza e é assim na maioria dos lugares do mundo, até hoje. Existem boatos que a pizza tem origem grega, alemã, mas ela chegou ao Brasil no século 19, trazida pelos italianos que desembarcaram no porto de Santos. Os sabores das pizzas foram ficando variados a medida que novos pizzaiolos, vindos de outros países ou lugares do Brasil mesmo, adicionavam seus temperos regionais. As pizzas eram vendidas por garotos que as carregavam em pequenas estufas, aquecidas com carvão. A mais antiga pizzaria que se tem notícia no Brasil, fica no bairro do Brás, em São Paulo. A Castelões foi fundada em 1924, e mantém no cardápio pizzas com borda alta e massa grossa, como eram feitas desde o nascimento da pizzaria.
Para complementar, nada melhor do que uma dica de boa pizzaria.
Se várias pessoas estiverem reunidas para comer pizza, basta ir buscar ou pedir pelo telefone uma Hiper Pizza da Pizzaria Fornalha. Se você acha que já viu uma pizza grande, tenho certeza que vai se surpreender com o tamanho desta, é literalmente GIGANTE. Mas vale muito a pena, pois o preço é bom, dá para umas 7 pessoas comerem sem passar fome depois, e também dá para escolher uns 5 sabores, o que fazem com que a pizza seja muito gostosa.
A Pizzaria Fornalha fica na Rua Maestro Carlos Frank, 1641, e o telefone é
(41) 3344 -15- 60.
Bom Apetite!!!

Informações sobre a origem da pizza foram tiradas do site
http://correiogourmand.com.br/info_culturagastronomica_17.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta pizza é realmente gigantesca.
Nem entra pela porta do carro!!
Para quem tem muita fome, ou tem muitos amigos, é uma ótima escolha para o jantar.
E pelo tamanho da pizza, sobra para o café da manha.
Outro prato delicioso que a Leticia recomenda para matar a fome.